Retalhos de uma vida - Livro do autor do blog

http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7 Definir um livro pela resenha é um fato que só é possível quando o livro realmente apresenta um conteúdo impar, instigante, sensível, inteligente, técnico e ao mesmo tempo de fácil entendimento....e Retalhos de uma vida, sem sombra de dúvidas é um livro assim. Parabens, o livro está sendo um sucesso. Ricardo Ribeiro - psicanalista

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ser consciente por instantes

Tenho consciência do que faço, cujas consequências não desejo.
Sei o que devo fazer para que tal não aconteça.
Mas não consigo deixar de fazer o contrário, o que me conduz ao tormento.

Enfim estou consciente de tudo que me acontece, mas algo me impede de fazer aquilo, que supostamente me faria feliz.
Não sei de mais nada, e sinto-me confuso.
A realidade é que sinto a felicidade durante um período, e a infelicidade vem logo de seguida, como algo que é inevitável, mas que não desejaria que acontecesse.

As palavras rolam como as cerejas, num estranho labirinto que se estreita até acabar na visibilidade de uma atitude não desejada, não causando qualquer estranheza quando aos olhos dos outros se apresentam como satisfatórias.
Apenas desejos que se encontram na esquina da vida, que uns não desejam o que parece satisfazer os outros.
Não se trata do contrário, mas apenas do diferente, que coexistem lado a lado, que uns tentam, expurgar, exterminar, para que a vida seja toda ela pretensamente cor de rosa..
Não pensem que esta é a história de um ¨ maricon ¨ ou de um ¨ veadão ¨, mas apenas a história de muitos seres humanos que desejam viver, e sentem que aos poucos estão a morrer, pressentindo a morte, porque algo, ou alguém os impede de viver.
Onde estás consciência, que não me deixas ser consciente a tempo inteiro ?
Talvez a luta entre o ser e o estar, que se traduz na fragmentação, que não na continuidade, estabelecendo por isso a separação entre o ser que tem desejos, e um estar que o incomoda.

2 comentários:

Anônimo disse...

É sempre uma aula suas postagens.
Abraços.

Analizzare - Formação em psicanálise disse...

Minha amiga
Obrigada pelas palavras simpáticas.
Mas creia que aprendo muito mais ao estar atento aos outros.
Um abraço