Retalhos de uma vida - Livro do autor do blog

http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7 Definir um livro pela resenha é um fato que só é possível quando o livro realmente apresenta um conteúdo impar, instigante, sensível, inteligente, técnico e ao mesmo tempo de fácil entendimento....e Retalhos de uma vida, sem sombra de dúvidas é um livro assim. Parabens, o livro está sendo um sucesso. Ricardo Ribeiro - psicanalista

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Memória para além do tempo

Casimiro de Abreu

Ó que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais

A memória não tem relação alguma com o tempo, mas com a imagem revelada em certo tempo, através de uma vivência, inserido numa realidade que nos ultrapassa, mas através da qual somos, de uma maneira ou de outra, afetados.
A imagem pode ser associada a um determinado período da nossa existência, mas ela perdura em nós para além dele, em que apenas é a evocação de cenas passadas.
A memória conserva uma imagem virtual, que um dia foi real, cuja realidade já não existe mais, em que esta sim é o tempo presente, que no segundo seguinte se ausenta.
O que virá de seguida nos é presente, que pode ser semelhante, mas nunca igual, embora nos garanta a sensação que se trata do mesmo.
Nunca será em busca de um tempo perdido que o ser humano se agita, mas das imagens que foram perdidas no tempo, que desejamos, mas teimam em não voltar.
Lembro-me de uma canção de António Mourão, que fez grande sucesso em Portugal, lá pelos anos sessenta, cujo refrão dizia assim :

Ó tempo volta para trás
Dá-me tudo o que eu perdi
Tem pena e dá-me a vida
Da vida que já vivi.

Desejo não concedido pela própria natureza das coisas.
Mas as imagens permanecem no tempo.

Nenhum comentário: