Retalhos de uma vida - Livro do autor do blog

http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7 Definir um livro pela resenha é um fato que só é possível quando o livro realmente apresenta um conteúdo impar, instigante, sensível, inteligente, técnico e ao mesmo tempo de fácil entendimento....e Retalhos de uma vida, sem sombra de dúvidas é um livro assim. Parabens, o livro está sendo um sucesso. Ricardo Ribeiro - psicanalista

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Homossexualidade feminina

A bomba estoirou, e sobrou para a escola, em que a professora mantinha relações sexuais com uma aluna de treze anos, segundo a TV Globo, com direito a quarto de hotel.

Aos homens do direito compete estudar e investigar o assunto, e decidir segundo as determinações legislativas, tentando apurar a responsabilidade das partes envolvidas, que podem merecer, ou não, a punição.

Aqueles que se dedicam ao estudo e investigação das coisas da mente, devem dar o seu testemunho acerca das implicações mentais, que tal cenário pode despertar num ser humano com treze anos.

Tecnicamente poderíamos encerrar este artigo a partir da constatação de um fato:

A referida aluna defende o seu amor pela professora publicamente, assumindo a sua homossexualidade perante os pais, a escola e a sociedade.
Perante tal afirmação, em que não existe sentimento de culpa, vergonha e constrangimento, nem a mais pequena disposição em ocultar o seu amor pela professora, em que a relação afetiva e sexual é assumida por mútuo acordo, não consigo descortinar, no plano restrito dos fenómenos psicológicos, qualquer consequência, que possa gerar um conflito no psiquismo da aluna.

Os profissionais da área sabem muito bem, que a homossexualidade, que não é assumida, embora desejada, em virtude do julgamento dos pais, amigos e da sociedade, que tende a promover a exclusão do sujeito, é aceite como sendo responsável pelo o desencadear de graves perturbações psíquicas.

Não existindo o mais leve indício de sedução, de arrependimento, do emprego da força física, e de recusa pela prática das relações afetivas e sexuais, não existe qualquer alteração, quanto ao modo de organização do psiquismo daquela moça, somos a considerar, que a sua homossexualidade já se encontrava desde há muito definida.

Tenho algum receio, que aquela aluna, uma vez submetida a tanta pressão exterior, possa vir a tornar-se paciente e transtornada, de que não podemos prever quais as consequências.

Será bom acrescentar que independente dos aspectos técnicos, a opinião pública tem seu direito a manifestar-se, muito embora suas opiniões não sejam consideradas neste artigo, dado que o autor pretende separar o campo de atribuições que cada um deve ter na análise do mesmo assunto.

Nenhum comentário: