Retalhos de uma vida - Livro do autor do blog

http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7 Definir um livro pela resenha é um fato que só é possível quando o livro realmente apresenta um conteúdo impar, instigante, sensível, inteligente, técnico e ao mesmo tempo de fácil entendimento....e Retalhos de uma vida, sem sombra de dúvidas é um livro assim. Parabens, o livro está sendo um sucesso. Ricardo Ribeiro - psicanalista

sábado, 4 de dezembro de 2010

Poder é hostilidade

Poder é hostilidade, insatisfação.
Afeto é satisfação.

Poder é hostilidade para quem sofre na pele a intolerância, a prepotência, e a agressão verbal ou física.

Não estou certo, que, quem o exerce sinta alguma satisfação por isso, salvo em alguns casos de puro sadismo, porém, ao conseguir vergar os outros á sua vontade, tende a emergir uma satisfação interior.

A satisfação provém de um desejo de superação que foi conseguido.

O poder será o instrumento cuja finalidade será conseguir a superação de si mesmo, face a uma impotência criada, ou admitida como tal.

O que nos é revelado de seguida, e que devemos distinguir, é se ele é exercido á custa de tentar inferiorizar o outro, o machucando, o espezinhando, entendido como obstáculo que se intromete, entre o indivíduo e a coisa desejada, ou se é exercido sem que possa afetar o semelhante.

Neste último caso estão excluídas as questões estéticas, o ser crente em Deus, ou noutra entidade qualquer. Ser branco, amarelo, pardo, ou vermelho. Ser heterossexual, ou homossexual, usar penteado punk, ou vestir de negro, dado que são coisas que pertence a cada um, que por isso não nos deve incomodar.

Se nos incomodar tudo isso, então deixamos de falar em afeto, para sentir a hostilidade, que é uma forma de poder, e a tentativa de sentir-se, e mostrar aos outros que é superior, a que o sentido exagerado de pureza não é estranha.

O leitor poderá julgar o que quiser em relação aos outros, mas o que importa é perceber como esse julgamento pode influenciar na relação com os outros, que conduz por norma a conflitos psicológicos, e a atitudes, que tantas vezes atenta contra a vida das pessoas, e de si mesmo.

A agressão psíquica ou física pode ter alguns nomes, como violência doméstica ou bullying, mas ela é originária do mesmo núcleo de formação infantil.

Nenhum comentário: