Vocês querem saber o que é um homem amarrado ?
Experimentem ter desejos por realizar, daqueles difíceis de realizar, como o ser rico por exemplo, pensem nisso o tempo todo até virar obsessão, e observem como vocês vivem amarrados a uma idéia, que nunca vai de férias.
Esse desejo é tão forte, que mesmo não desejando entrar na ilegalidade, o indivíduo é tentado a faze-lo, seduzido, não resiste á tentação .
Mas o que estará por detrás dessa ansiedade desmedida ?
E se assim é, perante a possibilidade de um fracasso, mesmo que sonhado, ou porque a empresa não está tão bem assim, essa ansiedade exagerada retorna agora na forma de um medo sentido, dado que essa possibilidade funciona como possível perda de um sonho idealizado.
Observemos então, que a ansiedade ( tensão interior ) no idealismo funciona quando ainda o objetivo não foi alcançado, em que o desejo sentido é muito forte, e a mera hipótese de perder o que está ainda longe de ser alcançado provoca no sujeito uma irritação, sobre a qual parece não possuir controle.
Parece absurdo como alguém possa entrar em conflito devido a algo que ainda não alcançou, não aconteceu, e sofrer por uma possível perda.
Mas o que podemos entender por medo ?
Porque se manifesta ?
Por acaso não é a resultante de uma ansiedade ?
Mas será que toda a ansiedade provoca o medo ?
O medo como derivado de um sistema de alerta organizado mediante as condições do corpo é proveniente de uma forma funcional.
A ansiedade será então o sinal emitido por esse sistema de alerta orgânico / biológico, cuja intenção será colocar em guarda suas defesas na tentativa de repelir uma possível invasão de algo não desejado, que até pode colocar em causa a própria vida do ser humano.
sábado, 16 de abril de 2011
Um homem amarrado
Marcadores:
ansiedade,
incapacidade reativa,
medo,
obsessão,
Psicanálise
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário