Retalhos de uma vida - Livro do autor do blog

http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7 Definir um livro pela resenha é um fato que só é possível quando o livro realmente apresenta um conteúdo impar, instigante, sensível, inteligente, técnico e ao mesmo tempo de fácil entendimento....e Retalhos de uma vida, sem sombra de dúvidas é um livro assim. Parabens, o livro está sendo um sucesso. Ricardo Ribeiro - psicanalista

domingo, 17 de abril de 2011

Bullying e desejos de vingança II

A questão do bullying não deve ser observada apenas segundo o ponto de vista do bem e do mal, porque tal discussão, que aliás, é uma simples constatação, será inútil, quando desejamos que casos semelhantes não possam ocorrer.
O bullyung, segundo o ponto de vista da investigação, pouco ou nada nos diz acerca da história de vida do potencial assassino, nem de suas intenções, sendo apenas um culminar de um processo formativo, que amadureceu durante alguns anos.
A prevenção deve ser feita durante esse período de maturação, coisa que de fato não acontece, nem a sociedade e os pais estão preparados para isso, em que se intrometem questões, como a liberdade, a individualidade, o respeito e consideração pelo o outro, direito e deveres, sem se perceber muito bem porque ponta pegar no problema.
Se as estatísticas estão corretas, como entender que nos EUA 160 mil alunos faltem diariamente ao colégio por medo de sofrerem humilhações, surras, ou agressões verbais ?,
Nesse momento em que os pais, e as instituições devem atuar, o que na realidade é feito ?
Tenho defendido, e até prova em contrário continuo a faze-lo, que uma vez observada tais manifestações públicas, os pais e os alunos que praticam bullying deviam ser obrigados a freqüentar o consultório dos analistas.
A obrigatoriedade de prestar contas á comunidade pelas suas atitudes, não deve ser apenas na hora do ato cometido, em que só a punição pode, de algum modo, aliviar as almas ofendidas, embora nada resolva.
Porém, não basta que se exija, também é necessário que se acompanhe todo o processo, em que deve existir uma interligação entre todos os intervenientes, para que todos possam perceber a existência, ou não, de uma evolução favorável.
As escolas possuem os instrumentos necessários para isso, (Pedagogos, apoio dos serviços de saúde, e ordem pública).
Afinal as humilhações, surras, agressões verbais, e as mortes em massa o justificam por si só.
Porque isso não é feito ?

Nenhum comentário: