Celebridades em crise no Twitter: abandonar perfil é solução?
Rede social é um negócio definitivamente complicado. Principalmente para empresas e pessoas jurídicas. É uma vidraça em que tomates e ovos podres podem ser lançados sem muito esforço, além do clique de um mouse. Todos entram na rede com a expectativa de que o Twitter, o Facebook ou qual seja a rede social os ajude a alavancar a força de marca, a gerar buzz, seguidores. São sempre expectativas otimistas, claro. E aí, quando há um contratempo, um arranho na imagem, cobranças por parte do público... O que fazer?
Abandonar o barco é que não pode ser. Muito menos partir para a agressão. Mas isso tem acontecido com uma certa frequência, principalmente entre perfis de celebridades. Empresas não ousariam (pelo menos quero crer que não!) xingar um opositor de "idiota" em pleno Twitter. Mas algumas celebridades e jornalistas assim o fazem, sem perceber a tênue linha que separa a vida privada das pessoas públicas que efetivamente são e procuram ser (caso contrário, não fariam questão de ter um perfil no Twitter). Alguns casos ajudam a ilustrar isso. Um é bem antiguinho, o outro é recente. Falarei sobre ambos, fazendo minhas considerações.
O caso Xuxa:
Em agosto de 2009, Xuxa estava envolvida na gravação de O mistério de Feiurinha, adaptação de um livro infantil do escritor Pedro Bandeira. Escalou a filha, Sasha, para o papel principal do filme e as duas pareciam bem empolgadas com o projeto. Xuxa havia criado um perfil no Twitter em que mantinha contato intenso com seus fãs (e detratores) e utilizava o espaço para escrever sobre a rotina de produção do filme. Um dia, Sasha usou o perfil da mãe para mandar uma mensagem a todos:
Sou eu Sasha. Estou aqui filmando e vai ser um ótimo filme. Tenho que ir... Vou fazer uma sena com a cobra
A reação foi quase imediata. Tweets caçoavam do erro ortográfico da menina - alguns posts eram até bastante agressivos. A mãe Xuxa não gostou nada da forma como trataram sua filha no mundo virtual e perdeu a cabeça. Esquecendo de tudo o que representava (e representa) para milhões de crianças, escreveu:
Para quem não sabe, minha filha foi alfabetizada em inglês. Vou pensar muito em colocá-la para falar com vocês, ela não merece ouvir certas merdas
Isso só colocou mais lenha na fogueira e motivou uma campanha que incentivava os usuários a deixar de segui-la. Xuxa deletou os dois posts - o que tinha o erro de português de Sasha e o seu, "falando" palavrão - , mas já era tarde: o estrago estava feito. O final da história é que a própria Xuxa tomou a iniciativa de abandonar o microblog:
fui vcs não merecem falar comigo nem com meu anjo
Claro que não é aceitável que pessoas se utilizem do relativo anonimato que as redes sociais proporcionam para falar de maneira agressiva e grosseira com uma menina de 11 anos. Mas a reação de uma pessoa pública como a Xuxa tinha que ser dosada na medida certa. Falar palavrão e abandonar o Twitter não são boas respostas! Imagine um perfil de uma empresa, por exemplo, um perfil da Pepsi falando palavrão e dizendo que vai abandonar o Twitter porque as pessoas estão falando mal do refrigerante... Soa ridículo, não? Vale o mesmo para a rainha dos baixinhos.
O caso Tiago Leifert
O apresentador do "Globo Esporte" Tiago Leifert começou uma trajetória quase meteórica de sucesso depois que foi escalado para ancorar a "Central da Copa" que a Rede Globo exibia durante as transmissões de partidas da Copa do Mundo de 2010. O jeito descontraído do rapaz atraiu público não só para a "Central", mas também para o diário esportivo da emissora que ele já apresentava. No Twitter, esse sucesso se concretizou nos mais de 840 mil seguidores que o perfil de Leifert atualmente tem.
Nas últimas semanas, o ambiente do mundo futebolístico tem andado bastante conturbado. A cisão no Clube dos 13 sobre a negociação dos direitos de transmissão das próximas edições do Campeonato Brasileiro colocou Globo, Redetv e Record num grande embate. O Congresso Nacional acabou de anunciar que planeja instaurar uma CPI para investigar a CBF.
Parece óbvio que, como apresentador e editor-chefe do "Globo Esporte", Tiago Leifert seria questionado pelos telespectadores a respeito de possíveis matérias que o telejornal pudesse fazer sobre os dois temas polêmicos. Óbvio para todo mundo, menos para o próprio Tiago: a sensação é que o apresentador não estava mesmo preparado para esses questionamentos.
Sobre a CPI da CBF, ele postou um comentário bem-humorado:
Aos amigos preocupados com a CPI da CBF, duas coisas: 1) se houver cpi, o assunto entra nos jornais de rede. 2) eh sabado, vai namorar
Mas os questionamentos não acabaram:
caro @TiagoLeifert há alguma matéria sobre a #CPIdaCBFprogramada para o GE!?
Resposta:
@amaral83 meu amigo, eh sabado. Vai arrumar uma mulher.
Um usuário retuitou a pergunta de um outro:
Boa pergunta RT:@TonFigueiredo @TiagoLeifert pensei q entraria na pauta no GE de hj alguma coisa sobre a#CPIdaCBF, isso não é importante?
Resposta:
@Pedrinhu505 @tonfigueiredo boa pergunta p uma segunda feira. Get a life.
Por fim, na quarta-feira, Tiago Leifert anunciou:
Vou dar um tempo do twitter pq o nivel de discussão está baixíssimo e minha paciência curta. Não quero perder a linha. Até mais.
Elogiável que o jornalista se afaste do Twitter para não perder a linha. Infelizmente, um pouco tarde demais, como podemos ver pelos posts anteriores. Já havia perdido a linha, agredido usuários sem qualquer razão. Outra coisa: se vai se afastar, que necessidade há em anunciar isso? É melhor sair "à francesa", monitorar o perfil por um tempinho e depois voltar a falar quando os ânimos estivessem menos exaltados, com posicionamentos sérios sobre o assunto.
Celebridades têm, claro, pontos que as diferenciam das empresas. Sentem, choram, sofrem, ficam zangadas. E essa diferença fica ainda mais evidente na interação direta com o público que as redes sociais proporcionam. Mas, no que tem de básico, celebridades e empresas são iguais: produtos com público-alvo etc e tal. Então, para as celebridades nas redes sociais, vale essa regrinha de ouro: agir como pessoa e reagir como empresa.
(Fonte - www.Artigonal,com SC #4481768)
Elaine Pinto - Perfil do Autor:
Elaine Pinto é comunicadora social, especializada em Comunicação Empresarial e com sete anos de experiência em Webjornalismo. Completamente fascinada pelo mundo das redes sociais e da Web 2.0 (3.0, um dia, quem sabe?). Adora comunicação, mas detesta falar ao telefone. Mantém o blog Visão Jornalística, com análises sobre Jornalismo e Comunicação.
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