Retalhos de uma vida - Livro do autor do blog

http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7 Definir um livro pela resenha é um fato que só é possível quando o livro realmente apresenta um conteúdo impar, instigante, sensível, inteligente, técnico e ao mesmo tempo de fácil entendimento....e Retalhos de uma vida, sem sombra de dúvidas é um livro assim. Parabens, o livro está sendo um sucesso. Ricardo Ribeiro - psicanalista

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ciência maluca

O poder da mente
Faz mover objectos!
Por SAPO Kids, 23 de Fevereiro de 2011

MATERIAL NECESSÁRIO:
- 2 Copos de pé alto
- Água
- Pedaços pequenos de palhinhas
COMO FAZER:
1. Coloca água no copo até cerca de 5 cm de altura. Molha o dedo na água e passa-o sobre a beira do copo, em círculos, com mais ou menos força, até conseguires obter um som. Interessante!

2. Agora experimenta com menos água, colocando um pouco da água deste copo no outro. Volta a experimentar passar o dedo molhado na beira do copo. Notas alguma diferença? O som agora é mais grave ou mais agudo?

3. Agora aproxima os copos um do outro e verifica se têm pouca água e sensivelmente a mesma quantidade. Mantém-nos próximos, mas sem que se toquem, e coloca uma palhinha num deles e volta a produzir som no outro. O que é que acontece?

O CIENTISTA EXPLICA:
A vibração do ar é som e nós ao passarmos com o nosso dedo sobre a beira do copo estamos a produzir uma vibração, logo um som.

O facto de molharmos o dedo só faz com que este deslize com mais facilidade na beira do copo. A vibração que produzimos quando o copo tem muita água é diferente da vibração que produzimos quando o copo tem pouca água, porque a quantidade de ar dentro do copo também muda e por isso é que os sons que ouvimos são diferentes.

Quanto mais água tiver o copo mais grave é o som, enquanto que menos água significa que o som é mais agudo.

Como as vibrações e os sons andam sempre associados, ao produzimos um som no copo, as vibrações passam pelo ar para o outro e fazem as palhinhas mover-se.

Conteúdos desenvolvidos por:
Ciência Divertida
www.cienciadivertida.pt

Nenhum comentário: