Retalhos de uma vida - Livro do autor do blog

http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7 Definir um livro pela resenha é um fato que só é possível quando o livro realmente apresenta um conteúdo impar, instigante, sensível, inteligente, técnico e ao mesmo tempo de fácil entendimento....e Retalhos de uma vida, sem sombra de dúvidas é um livro assim. Parabens, o livro está sendo um sucesso. Ricardo Ribeiro - psicanalista

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A sociedade é imoral e nada ética

Não meus senhores, não se trata de raiva, de orgulho ferido, ou feridas não saradas, mas sim apenas de uma constatação, que a maioria parece não querer enxergar.
Bastaria olhar para as coisas que acontecem no mundo, em cada país, e nas famílias, para justificar o titulo do meu artigo.
A questão da moral e da ética remonta ao tempo de Platão, merecedora do estudo dos filósofos, resistindo ao tempo, pode ser observada nos dias de hoje semelhante discussão no seio da Academia e dos intelectuais.
Talvez, a prova de que só conhecimento adquirido não leva necessariamente a colocar na prática o que foi aprendido, em virtude, de outras formas anteriores formativas não éticas terem sido implantadas como lei psíquica no ser humano.
Assim o mundo se vê invadido por atitudes humanas nada éticas, a coberto de princípios morais duvidosos, que resguardados por uma razão qualquer, toma atitudes imorais, ou pelo menos amorais, quando apenas escuta o inconsciente de algumas pessoas, que faz dele uma razão universal.
A tal consciência ética de que as pessoas reclamam, e falam dela sem cessar, não consegue implantar-se no terreno, e o resultado está à vista, se não vai a bem, vai a mal, descendo o cassete da proibição, repressão e punição.
Tais reações apenas são reveladoras da impotência de algo desejado, que mesmo sendo ensinado nas escolas e faculdades não consegue ser adotado no seu dia a dia, semeando a cada passo a imoralidade.
Meus senhores, a ética e a moral são derivados de um processo formativo em constante movimento desde que um ser humano sai do útero materno, que depois de ganhar vínculo a sua remoção é muito difícil, em que o ser consciente só o é daquilo que ele reconhece como válido para si mesmo.
A ética e os valores morais, contrariamente ao que muitos pensam, derivam de um sentido adquirido através da relação com outros corpos, em que o afeto com regras, tende a sobrepor-se à afetação violadora da própria existência de um ser vivo, cuja finalidade é a transgressão a qualquer custo, que possa levar à realização de seus desejos.
Não sei se já perceberam, mas estamos a falar de psicanálise.

Nenhum comentário: