sábado, 31 de dezembro de 2011
Chega de guerra
As guerras que observamos por esse mundo fora são forjadas a partir do berço.
Um bom ano 2012
Prezado Dr. Van Eeden,
Aventuro-me, sob o impacto da guerra, a lembrar-lhe duas teses formuladas pela psicanálise e que, sem dúvida, contribuíram para sua impopularidade.
A psicanálise inferiu dos sonhos e das parapraxias das pessoas saudáveis, bem como dos sintomas dos neuróticos, que os impulsos primitivos, selvagens e maus da humanidade não desapareceram em qualquer de seus membros individuais, mas persistem, embora num estado reprimido, no inconsciente (para empregar nossos termos técnicos) e aguardam as oportunidades para se tornarem ativos mais uma vez. Ela nos ensinou, ainda, que nosso intelecto é algo débil e dependente, um joguete e um instrumento de nossos instintos e afetos, e que todos nós somos compelidos a nos comportar inteligente ou estupidamente, de acordo com as ordens de nossas atitudes [emocionais] e resistências internas.
Se, agora, o senhor observar o que está acontecendo na presente guerra — as crueldades e as injustiças pelas quais as nações mais civilizadas são responsáveis, a maneira distinta pela qual julgam suas próprias mentiras e maldades e as de seus inimigos, e a falta geral de compreensão interna (insight) que predomina —, terá de admitir que a psicanálise tem estado certa em ambas as suas teses.
Talvez ela não tenha sido inteiramente original nisso; não poucos pensadores e estudiosos da humanidade fizeram afirmações semelhantes. Nossa ciência, porém, as elaborou detalhadamente e as empregou a fim de lançar luz sobre muitos enigmas psicológicos.
Espero que venhamos a nos encontrar em tempos mais felizes.
Seu, sinceramente,
Sigm. Freud
Marcadores:
Psicanálise,
Social
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Arte e poder criador
Marcadores:
Arte,
Filosofia Psicanalítica da mente,
poder criador,
prazer,
princípio de satisfação,
Psicanálise
domingo, 25 de dezembro de 2011
Manipulação
Se um país é fechado cai o Carmo e a Trindade, se é democrático é manipulado. Venha o diabo e escolha
Angola: Embaixador em Lisboa diz que há "lobbies" em Portugal para "desestabilizar" o seu país
De Ana Clotilde Correia (LUSA) – Há 4 horas
Luanda, 25 dez (Lusa) - O embaixador angolano em Lisboa, Marcos Barrica, definiu hoje Portugal como "uma placa giratória onde há muita intoxicação de informação" e onde "lobbies" passam "informação intencionalmente negativa" sobre Angola para "desestabilizar o país" e "desacreditar as instituições".
Numa entrevista hoje publicada pelo estatal Jornal de Angola, o diplomata diz que as relações entre Angola e Portugal "são relações intensas, favoráveis e recomendam-se" e assinala que foram "celebrados importantes acordos, como, por exemplo, o acordo de facilitação de vistos entre os dois países".
No entanto, "Portugal é uma placa giratória onde há muita intoxicação de informação e que nem sempre é verdadeira. Há muitos 'lobbies' e focos que estão a passar informação, intencionalmente negativa, sobre Angola para desestabilizar o país, para desacreditar as instituições", afirmou Marcos Barrica.
© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Noticia google.com
Jovens desamparados
Psicoanalizare: Jovens desamparados: Por um lado a família tenta impor suas regras, por outro uma escola que tem suas próprias leis, deixa o jovem a falar consigo mesmo, ou com ...
sábado, 24 de dezembro de 2011
Natal sempre
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Troca / Troca
Marcadores:
depressão,
estímulos,
organização da mente,
perdas,
Psicanalise
sábado, 17 de dezembro de 2011
Filosofia e realidade
Marcadores:
Filosofia Psicanalítica da mente,
formação e educação,
Psicanálise
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Aparições ( I )
Psicoanalizare: Aparições ( I ): psicose,neurose, ou um fenómeno mental natural ? O que podemos sentir e perceber é natural, muito embora possa ser considerado anormal. A se...
domingo, 11 de dezembro de 2011
O mal estar social ( II )
Marcadores:
conflitos,
corpo,
Filosofia Psicanalítica da mente,
mente,
Psicanálise,
sentidos,
Sociedade
sábado, 10 de dezembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)